quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Fortaleça seu CORE

Barriga retinha, postura de miss e costas livres de dores. Esses são só alguns benefícios das aulas que fortalecem o core.
Selecionamos as melhores modalidades para ajudá-la a malhar o centro de força do corpo e sair ganhando também em músculos definidos, alongamento e bem-estar.
 
 
 
Para você, leitora assídua da BOA FORMA, esta palavra já faz parte do vocabulário: CORE. O que falta agora é incluí-la também no seu programa de malhação.
 
As vantagens vão além de barriga e cintura definidas (o que já é um benefício e tanto!), porque malhar o centro de força do corpo recruta os músculos abdominais, dorsais, glúteos e quadris. Como é  responsável pela sustentação do corpo a manutenção da postura durante os movimentos do dia a dia, ter um core firme e forte facilita a sua vida em todas as atividades que você pratica – de nadar e pedalar até amarrar o tênis e pegar um copo na prateleira mais alta do armário – porque melhora também a flexibilidade, equilíbrio e coordenação motora.
 
Quer saber como conseguir esses benefícios?
 
O que não falta são opções de aulas para trabalhar o core e colocar o seu corpo na linha.
 
Dê uma olhada na nossa seleção e escolha a sua.
 
Ioga
Uma das coisas mais bacanas dessa técnica milenar indiana é que existem modalidades para todo perfil de praticante, da que procura relaxar á que quer definir os músculos. Na iyengar, o foco é o fortalecimento das regiões abdominal e lombar para conseguir mais equilíbrio e o alinhamento do corpo.
A maioria das posturas é realizada em pé, mas também há as invertidas e as que utilizam blocos, cordas, cadeiras e cintos. “Cada postura deve ser executada com precisão e deve ser mantida por alguns minutos”, explica a professora da modalidade no estúdio YogaFlow CIYMAM, em São Paulo.
 

Gyrotonic
Um único aparelho com mais de 150 possibilidades. Esse é o método gyrotonic, que consiste em movimentos fluídos, rítmicos e circulares que obedecem à natureza do corpo humano e são executados em uma máquina toda articulada.
Tudo é conduzido pela coluna e pelo core e sincronizado com a respiração e resulta em ganho de mobilidade de músculos e articulações, alinhamento da postura e equilíbrio.
Há opção de aulas realizadas no chão, sem o aparelho, em grupo ou individuais.
 
 
Pilates
Virou febre depois que as famosas passaram a acreditar a ele a barriga, coxas e braços desenhados. Mas o Pilates já era conhecido entre bailarinos e atletas e utilizado como  método de reabilitação.
Ele é poderoso: os movimentos simples e amplos, mas que exigem equilíbrio e bastante força trabalha para valer os músculos do abdômen e da região lombar, além de glúteos, pernas, braços, ombros e costas.
No inicio, os equipamentos com molas e tiras de couro, eram comparados com maquinas de tortura, de tão inusitados.
Hoje o reformer, o cadilac, o barril e cadeira são íntimos dos praticantes, que se apaixonaram pela infinidade de exercícios que eles permitem fazer. “Os aparelhos possibilitam trabalhar o corpo com intensidade em posições estáticas e dinâmicas, exercitando os músculos  superficiais e os mais profundos, responsável pela estabilidade e a flexibilidade do corpo”, descreve Inelia Garcia, diretora do The Pilates Studio Brasil e uma das pioneiras do método no país.
Também pode ser praticado no solo sobre o colchonete (mat, em inglês).   

(Fonte: Revista Boa Forma)

Nenhum comentário:

Postar um comentário