terça-feira, 20 de setembro de 2011

Coco engorda? Que nada, emagrece!

A ciência tirou mais um alimento da lista dos vilões para colocar na de mocinhos.
Estudos recentes mostram que o coco, nas suas diferentes formas, ajuda você a perder peso, além de aumentar suas defesas e deixar a pele e o cabelo mais bonitos.
Água, polpa e casca. Tudo se aproveita dessa fruta tropical. Os benefícios também são diversos: hidratação, rejuvenescimento, saciedade e (quem diria) perda de peso! É lógico que os resultados benéficos dependem da quantidade ingerida de cada uma das partes do coco. Fã de carteirinha ou, melhor, de canudinho, a popstar Madona bebe a água diariamente como um elixir da juventude, será? BOA FORMA foi investigar essa e outras promessas para que você também aproveite tudo que o coco-da-baía. – o mais consumido e estudado – oferecem de bom.



A água super-hidrata

Sem duvidas, o líquido retirado da fruta ainda verde é um presente da natureza. Rico em vitaminas e minerais, hidrata e nutri o organismo no primeiro gole, “isso acontece porque a água de coco tem uma composição próxima ao do plasma sangüíneo, sendo levada facilmente para dentro das células”, explica a nutricionista Erika Almeida, da ação nutri consultoria, em São Paulo. O resultado aparece na pele: “É uma bebida que ajuda a prevenir as rugas, manchas e sinais do tempo”, afirma o médico sanitarista e pós-graduado em nutrologia Márcio Bontempo, de Brasília. Autor do livro O poder Medicinal do Coco e do Óleo de Coco extravirgem (editora Alaúde), ele ressalta que a água tem vitamina E, antioxidantes capazes de combater o excesso de radicais livres, os temidos inimigos da pele lisa.
Existe outro bom motivo para você ser fiel a água de coco: diurética, reduz a retenção de liquido e o inchaço. E isso também ajuda a rejuvenescer. Mas vá devagar: apesar de ter poucas calorias (46 em um copo de 200 mililitros), não deve substituir a água pura. Beba no máximo 3 copos (60 mililitros) por dia. A água em caixinha é boa alternativa desde que livre de corantes e conservantes.

A polpa dá energia extra

Consumida após o exercício, a água de coco repõe os sais minerais perdidos como suor, especialmente potássio – um copo (200 mililitros) tem 500 miligramas do mineral usado na contração e relaxamento dos músculos. É por isso que muita gente que faz atividade física costuma adotá-la como um isotônico natural.
A polpa madura é outra parte ótima para quem malha.
Mas, aviso: deve ser reservada para antes do treino, pois tem muitas calorias (354 em 100 gramas). “A vantagem da polpa é funcionar como fonte de energia rápida, melhorando o desempenho físico”, diz Márcio Bomtempo. Bastante utilizado no preparo de receitas, o coco seco ralado (300calorias em 50 gramas ) e o leite de coco (87 calorias – o light tem 44 – em 50 mililitros) também devem ser incluídos no cardápio com moderação, especialmente se você está na batalha para emagrecer.

O óleo seca gordura

Assim como a polpa, o óleo de coco não é magro.
Ele tem 126 calorias em uma colher de sopa (15 mililitros). Mas veja só: é apontado como um ótimo coadjuvante na perda de peso. Uma pesquisa da universidade de Columbia, nos Estados Unidos, Mostrou que aliar o produto a uma dieta de baixa caloria derrete sete vezes mais a gordura abdominal. O segredo? Extraído da polpa madura, carrega principalmente gordura saturada. Você leu certo: Saturada!

Delicias com a fruta a maneira mais fácil de usar os derivados do coco é acrescentá-los em bebidas, como o suco antioxidante e o shake energético

Ingredientes:
1 copo de (200 ml) de água de coco
½ maçã
1 folha de couve sem talo
1 colher (sopa) de óleo de coco
Gelo a gosto
Modo de fazer
Bata a água de coco no liquidificador com a maçã e a couve. Coe e volte a bater com o óleo.
Sirva com gelo.
Rende: 1 copo de (300 ml)
Calorias: 150

Shake energético:

Ingredientes:
12 amêndoas cruas e sem sal
1 copo (200 ml) de água de coco
1 colher (chá) de farinha de coco
Gelo a gosto
Modo de fazer
Deixar as amêndoas mergulhadas na água de coco de um dia para outro (ou cerca de 8 horas), sob refrigeração. Bata no liquidificador e coe. Misture a farinha e mexa bem. Sirva com gelo.
Rende: 1 copo (300 ml)
Calorias: 230

(fonte: Revista Boa Forma)

Nenhum comentário:

Postar um comentário