quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Dicas para combater o estresse!


- Pratique esportes ! Trata-se de uma excelente maneira de aliviar o estresse e o nervosismo.

- Tome preparações à base de magnésio (para um adult cerca de 400mg por dia). Este mineral pode ter um papel muito importante (sobretudo em caso de carência de magnésio) no desenvolvimento do estresse.

- Procure entender as causas do estresse e remediá-las. Você pode, por exemplo, fazer toda noite uma autocrítica (auto-análise) das situações estressantes vividas durante o dia a fim de evitar que isso se reproduza.

- Fale de seus problemas quando estiver com dificuldades (sentimental, profissionais, financeira, etc.), de fato, a conversa é muito libertadora para aliviar o estressar.

- Falando nisso, parece a conversa é mais libertadora para os homens do que para as mulheres. De fato, segundo um estudo de junho de 2007, feito por pesquisadores suíços de Zurique, a conversa não seria tão libertadora para as mulheres, mas uma massagem teria um efeito muito positivo. Após uma massagem em mulheres estressadas, os pesquisadores observaram uma menor quantidade do hormônio do estresse, o cortisol. Portanto, mulheres, deixem seus companheiros massageá-las e homens, conversem sobre os seus problemas!

- Separe um tempo para o descanso, relaxe e pense em outras coisas: passeios, férias, diversão,...

- Relaxe através de técnicas calmantes: yoga, etc.

- Tome um banho quente (os banhos possuem um efeito relaxante comprovado). Adicione por exemplo, óleos essenciais ou soluções líquidas à base de lavanda.

- Reduza o consumo de substâncias excitantes ou psicotrópicas como o tabaco, o café ou álcool.

- Adote uma boa qualidade de vida: esportes (mexa-se), alimentação saudável (com frutas, legumes e ômega-3) e durma o suficiente.

- Faça um sesta (mesmo que curta), se possível ao meio-dia, para relaxar e recuperar as forças.

- Ria! Por exemplo, em grupos ou assistindo comédias. De fato, o riso tem um efeito positivo sobre o estresse. Este fenômeno foi comprovado por estudos clínicos (ação sobre o cortisol e a adrenalina: dois hormônios-chave no mecanismo do estresse).


Fonte:http: www.criasaude.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário