quarta-feira, 16 de junho de 2010

Curiosidades sobre a Copa 2010


* O primeiro torneio foi disputado em 1930 no Uruguai. Os anfitriões foram os primeiros campeões mundiais. O Brasil ganhou as Copas de 1958 na Suécia, 1962 no Chile, 1970 no México, 1994 nos Estados Unidos e 2002 na Coreia do Sul e Japão.

* O atacante da Coreia do Norte Kim Myong-Won foi registrado na competição como goleiro. Dessa forma, segundo a FIFA, o jogador só poderá atuar na Copa do Mundo de 2010 como goleiro.

* A Adidas Jabulani é a bola oficial do Mundial de 2010 na África do Sul. Desenvolvida pela Adidas, empresa alemã de equipamentos esportivos, a Jabulani foi apresentada antes do sorteio dos grupos da Copa do Mundo, em 4 de dezembro de 2009, na Cidade do Cabo.

* Jabulani significa "Trazendo alegria para todos" em IsiZulu, língua banta, original do povo zulu.

* O norte-americano Benny Feilhaber nasceu no Rio de Janeiro. Filho de mãe brasileira a pai austríaco, Benny Feilhaber emigrou para os Estados Unidos com oito anos de idade. Seu avó materno veio para o Brasil fugindo da perseguição nazista aos judeus. Benny Feilhaber é torcedor do Botafogo e joga atualmente no AGF da Dinamarca.

* O sérvio Dejan Stankovic é o primeiro jogador na história da Copa do Mundo a defender três seleções diferentes. Em 1998, Stankovic jogou pela Iugoslávia. Oito anos depois jogou pela Sérvia e Montenegro, repúblicas remanescentes da antiga Iugoslávia. Com a independência de Montenegro, o jogador da Inter de Milão atua pela Sérvia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário