segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Suplementar ou não?


A ausência ou o excesso de suplementos pode fazer mal.
 
A suplementação alimentar é um ponto polêmico. Uma coisa é certa: o meio ambiente em que vivemos hoje é bem diferente daquele para qual o nosso organismo foi programado.

Supostamente deveríamos conseguir todos os nutrientes para a manutenção da saúde por meio de alimentos. Mas isso não acontece. Não podemos assegurar que os nutrientes que uma cenoura deveria conter estarão presentes em todas as cenouras. O alimento, antes de chegar à mesa, passa por processos que interferem em sua qualidade nutricional. A interferência se inicia na forma de cultivo, no solo, época do ano, hormônios, utilização ou não de agrotóxicos, manuseio, estocagem etc.

Além da quantidade de nutrientes não ser mais a mesma nos alimentos, nossas necessidades nutricionais estão diferentes e aumentadas, pois o meio em que vivemos é muito agressivo.

Suplementar muitas vezes é necessário e, no caso de corredores, é essencial. A corrida causa estresse metabólico que, somado aos fatores citados, podem causar um grande estrago e a longo prazo, pode potencializar o aparecimento de lesões, fadiga, inflamações crônicas, câimbras, desânimo, baixa libido e etc.

Para atingir o efeito benéfico da corrida, é fundamental uma boa recuperação e, para isso, é fundamental uma boa recuperação, e para isso, nutrientes corretos na quantidade certa são fundamentais.

Antes de uma suplementação é importante uma avaliação do que realmente é preciso: Suplementos desnecessários ou em excesso podem interferir e prejudicar a metabolização de outros nutrientes. Quando em excesso ou em falta, vitaminas e minerais são determinantes em muitas situações.
                                                                                   
Fonte: Revista O2

Nenhum comentário:

Postar um comentário