sábado, 28 de agosto de 2010

Dieta Pró-Bebê


Você já sabe que controlar o peso é condição para aumentar sua chance de ficar grávida, mas é possível ainda dar uma forcinha para a natureza montando um prato rico em alimentos que estimulam a fertilidade e incluindo pelo menos um dos itens abaixo todos os dias na dieta.

Carboidratos integrais: a dica é trocar pão, arroz, macarrão e biscoitos feitos de farinha branca por eles. Isso impede a elevação dos níveis de insulina no sangue. “O excesso de insulina leva à produção de testosterona pelos ovários, prejudicando a ovulação”, fala a nutricionista Vanderlí Marchiori, de São Paulo.

Ácido fólico: feijão, vegetais verde-escuros, suco de laranja, cereais fortificados e alfafa (que pode ser adicionada em saladas e sucos na forma de brotos) são ótimas fontes desse nutriente, que turbina a quantidade de óvulos.

Ômega-3: “o nutriente presente na linhaça, na amêndoa, no salmão e na sardinha ajuda a regular a ovulação e deixa a membrana que envolve o óvulo mais permeável, o que facilita a penetração do espermatozóide”, explica Vanderlí.

Gengibre: a nutricionista garante que o uso contínuo da raiz, crua e na forma de chá, fortalece a parede dos óvulos e dos espermatozóides, facilitando o momento da concepção.

Leite integral: o consumo moderado (uma porção duas ou três vezes por semana) de laticínios integrais torna a mulher 70% menos sujeita a problemas de infertilidade, como demonstram os pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, autores do livro A Dieta da Fertilidade.

Inhame: “Assim como o brócolis, couve-flor e repolho, ele aumenta a produção de estrogênio pelos ovários, o que ajuda a regular a ovulação e o período fértil da mulher”, afirma o ginecologista Márcio Coslovsky, da Clínica Huntington Medicina Reprodutiva.

(Retirado de Boa Forma, junho 2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário